Projeto: Museu Astropontes

topo_museu

O PROJETO
O Museu Astropontes é um projeto de cultura que atende um dos objetivos institucionais da fundação na preservação da história do primeiro astronauta brasileiro e promove a motivação de jovens para o estudo e as carreiras de ciência e tecnologia.

É um projeto audacioso a ser realizado, provavelmente, em Bauru, cidade natal do Astronauta Marcos Pontes, de forma a contextualizar ainda mais a história com os materiais e equipamentos que ficarão em exposição no museu. Caso não se obtenha o recurso necessário para ser realizado em Bauru, o projeto pode ser realizado em outra cidade, como São Paulo ou São José dos Campos.

A história de vida do astronauta Marcos Pontes é por si inspiradora para jovens que querem realizar seus sonhos. O livro “Missão Cumprida” (veja aqui mais detalhes) conta com detalhes a sua história. Sua biografia (veja webpage) será representada no museu, em conjunto com fardas militares, equipamentos, macacões de voo, objetos pessoais, itens que foram ao espaço na Missão Centenário, fotos da família, a cápsula espacial, partes de aeronaves, capacetes, trajes espaciais, manuais de voo, e muito mais.

Além disso, o museu também será usado para cursos, palestras e workshops para adultos e crianças nos vários temas que moldaram a vida do astronauta, como aviação, espaço, engenharia, coaching, operações militares, etc.

COMO SURGIU O PROJETO
O projeto nasceu da necessidade observada no Brasil da preservação da memória e da motivação dos jovens pelo exemplo de vida.

base_museu_left

base_museu_centro

base_museu_direita

OBJETIVOS DO PROJETO

• Incentivar crianças e jovens para o estudo
• Motivar jovens para as carreiras de Ciência e Tecnologia
• Promover e contribuir para as atividades culturais da fundação

OPERAÇÃO DO PROJETO

O projeto será realizado através de parcerias institucionais e patrocínios. 

Todas as atividades são realizadas conforme os procedimentos atualizados definidos nos manuais de operação ou regulamentos da Astropontes. Precisamos de parceiros e patrocinadores.

COMO PARTICIPAR

base_museu1