Projeto: Domingo com o Astronauta

topo_domingo

O PROJETO
A Domingo com o Astronauta é um grande evento que traz Astronautas Internacionais, Ciência, Tecnologia, Educação, Projetos Sociais e Apresentações Culturais.

Essa combinação é poderosa para motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia, carreiras militares, assim como para a educação em geral.

O evento teve sua primeira edição em Bauru, em Abril de 2016. Segundo a contagem oficial da Polícia Militar, tivemos a presença de 35 mil visitantes.

Devido ao sucesso do evento Domingo com o Astronauta e às dificuldades encontradas para a realização do Arraiá Aéreo em 2016, o Conselho Curador decidiu que o Evento Aéreo será realizado a cada dois anos, intercalando com o evento Domingo com o Astronauta, que também será a cada dois anos. Portanto, a próxima edição do evento Domingo com o Astronauta será realizado em Março de 2018.

Quanto ao local do evento, poderá ser em Bauru, caso existam condições favoráveis pela administração do local, ou em outra cidade, onde existam condições favoráveis de logística, administração e operações.

COMO SURGIU O PROJETO
O Domingo com o Astronauta é parte do Programa “Inspirando Gerações”. Ele nasceu do sonho do nosso Astronauta Marcos Pontes em motivar jovens para a educação e as carreiras de ciência e tecnologia e acontece exatamente durante o período em que Marcos Pontes estava no espaço em 2006 em seu primeiro voo espacial. Portanto, o evento também serve como uma comemoração de aniversário da Primeira Missão Espacial Brasileira.

Inicialmente, Bauru foi escolhida para ter a oportunidade de sediar o evento pela conexão emocional do astronauta com sua cidade natal. 

Para saber mais, veja as fotos do evento no nosso website | flickr: Website do EventoFotos do Domingo com o Astronauta 2016 

RESULTADOS DO PROJETO
O Domingo com o Astronauta é um evento de grande proporção que atrai milhares de visitantes de toda a região e até mesmo de locais distantes da cidade sede.

O primeiro resultado é a óbvia contribuição ao turismo, educação, cultura e comércio da cidade sede. Cidades como Barretos, SP, por exemplo, orgulham-se de sediarem eventos que se tornaram tradicionais e anualmente trazem prestígio e negócios para a região.

No setor social, o evento contempla a presença de entidades locais para apresentação do seu trabalho e venda de produtos. A entrada do evento é gratuita, porém pedimos a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação é dividida igualmente às instituições parceiras que voluntariamente auxiliam no evento. Essas instituições, então, doam suas partes para os projetos sociais locais.

No setor privado, o evento é uma excelente oportunidade de marketing para empresas patrocinadoras da região ou de fora. A associação com a imagem positiva de inovação, tecnologia, pioneirismo, responsabilidade social e patriotismo do nosso astronauta é extremamente forte para promover bons produtos, marcas e serviços.

OBJETIVOS DO PROJETO

• Incentivar crianças e jovens para o estudo
• Motivar jovens para as carreiras de Ciência e Tecnologia
• Promover e contribuir para as atividades da fundação

OPERAÇÃO DO PROJETO

O Domingo com o Astronauta é realizado através de parcerias institucionais e patrocínios. 

Todas as atividades são realizadas conforme os procedimentos atualizados definidos nos manuais de operação ou regulamentos da Astropontes, que serão apresentados e explicados aos parceiros e operadores locais.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

  • CONTRATO:
    • O Domingo com o Astronauta é realizado em parceria com municípios ou empresas para a cobertura dos custos logísticos e operacionais.
    • Na fase de contrato serão definidos os detalhes do contrato, como local, agenda, custos, atividades, formato do evento, responsabilidades, etc.
  • FORMAÇÃO DAS EQUIPES LOCAIS:
    • A equipe de operações da Astropontes selecionará e ministrará o treinamento dos voluntários locais, de acordo com as atividades definidas para o evento.
    • O workshop ocorre de 15 a 30 dias antes da data do evento e geralmente tem duração de 1 ou 2 dias, dependendo do número de atividades definidas para o evento.
  • DIVULGAÇÃO DO EVENTO:
    • A divulgação do evento é feita pela Astropontes e pelos Parceiros locais, segundo as regras da Astropontes para o uso de imagens e definidas em contrato.
  •  EVENTO:
    • O evento é realizado durante um dia inteiro no local definido durante a fase de contrato.
    • Além do dia do evento, o local será utilizado por mais dois dias: um dia de preparação e um dia de desmontagem do evento.

COMO PARTICIPAR

 

base_domingo