Projeto: CubeSat Astropontes

cube_topo

O PROJETO
O projeto CubeSat Astropontes será realizado completamente através de parcerias com universidades no Brasil, centros de pesquisas, empresas e agências espaciais no exterior. A ideia é fomentar a criação de pequenos satélites tipo “CubeSat” por alunos e pesquisadores brasileiros trabalhando em parceria com instituições e profissionais internacionais.

Essa troca de informações, além de facilitar o projeto, construção, lançamento e operação dos satélites, permite uma troca de informações saudável para nosso desenvolvimento nacional de tecnologia aeroespacial. Além disso, abre portas para profissionais brasileiros em organizações como NASA, ESA, Boeing, etc.

Inicialmente, o projeto visará alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais de pesquisa e empresas “startups”. Na sequência, o projeto será estendido para alunos de ensino médio, como forma de motivá-los para as carreiras de ciência e tecnologia. Os projetos e aplicações específicas de cada CubeSat serão definidos pelos participantes e parceiros.

COMO SURGIU O PROJETO
O projeto nasceu através do sonho e dos contatos internacionais do Astronauta Marcos Pontes e do Cientista Dr. Ivan Gláucio Paulino Lima, da NASA AMES, que, visando promover o desenvolvimento do setor espacial no Brasil, estão firmando convênios de cooperação internacional para construir a estrutura necessária para desenvolver o Projeto CubeSat Astropontes.

Na sequência, serão estabelecidos convênios com universidades brasileiras, empresas e centros de pesquisas com aplicações voltadas para tecnologia espacial. No momento, no Brasil, foi firmado um convênio com a Universidade de Taubaté e foram iniciadas as conversas com a Universidade de Marília para o estabelecimento do mesmo tipo de convênio de cooperação.

cube_esquerda

cube_centro

cube_direita

OBJETIVOS DO PROJETO

• Promover formação científica de nível superior em tecnologia aeroespacial
• Motivar jovens para as carreiras de Ciência e Tecnologia
• Promover o desenvolvimento de tecnologias nacionais no setor aeroespacial

OPERAÇÃO DO PROJETO

O projeto será realizado através de parcerias institucionais e patrocínios. 

Todas as atividades são realizadas conforme os procedimentos atualizados definidos nos manuais de operação ou regulamentos da Astropontes. Precisamos ainda de parceiros e patrocinadores para o custeio da operação do projeto.

COMO PARTICIPAR

cube_base