Projeto: Ciência na Cozinha – Fundação Astronauta Marcos Pontes

Projeto: Ciência na Cozinha

base_cozinha

O PROJETO
Pense na cozinha como um laboratório, onde vários processos químicos e físicos acontecem. São misturas de soluções, mudanças de estado, aquecimento, etc. É necessário pensar em conceitos de temperatura, pressão, peso, massa, etc.

Muitas crianças (e adultos) pensam em física, química e matemática como “matérias chatas”. Isso porque ficaram com aquela ideia da escola antiga, com o professor escrevendo equações no quadro negro que são decoradas para a prova sem ter qualquer ligação com a realidade do dia a dia.

O projeto Ciência na Cozinha transforma esse aprendizado em uma “brincadeira” divertida. Os participantes aprendem sobre vários conceitos importantes enquanto se divertem fazendo algum prato. No final, o melhor de tudo, comem o resultado!

Os resultados em interesse e aprendizado das crianças com as atividades com os professores e chefs é incrível.

COMO SURGIU O PROJETO
O projeto é parte do Programa “Inspirando Gerações”. Ele nasceu da observação do nosso Astronauta Marcos Pontes dos programas utilizados nos EUA nos projetos STEM (Science, Technology, Engineering, and Math) com participação intensa da NASA.

OPERAÇÃO DO PROJETO
O projeto Ciência na Cozinha teve um evento piloto na sede da fundação e agora está pronto para seguir para aplicação em escala maior. Para tanto, precisamos de um local adequado (cozinha ampla) e patrocinadores. A ideia é ter o projeto em um local fixo, inicialmente, onde serão feitas sessões diárias para crianças entre 8 e 12 anos de idade que poderão participar mediante inscrição neste website.

OBJETIVOS DO PROJETO

• Incentivar crianças e jovens para o estudo
• Motivar jovens para as carreiras de Ciência e Tecnologia

OPERAÇÃO DO PROJETO

O projeto será realizado através de parcerias e patrocínios. 

Todas as atividades são realizadas conforme os procedimentos atualizados definidos nos manuais de operação ou regulamentos da Astropontes.

COMO PARTICIPAR

topo_cozinha