Astronauta Marcos Pontes

astro_topo

Marcos Pontes nasceu em Bauru, SP, em 11 de março de 1963. Filho de Vergílio de Pontes e Zuleika Navarro Pontes, o menino pobre da periferia de Bauru começou a trabalhar aos 14 anos de idade como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária Federal para poder pagar pelos seus estudos e ajudar no orçamento de casa.

Ele é Engenheiro Aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, e Mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, California, USA. É piloto de teste de aviões, com mais de 2000 horas de voo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15 Eagle, F-16 Falcon, F-18 Hornet e Mig-29 Fulcrum.

Marcos Pontes é o Primeiro Brasileiro, na história do País, a ir ao espaço. É também o Primeiro Astronauta de língua Portuguesa, e o Primeiro Astronauta Profissional de Nacionalidade única de um país do Hemisfério Sul do Planeta. Atualmente, continua a trabalhar no setor aeroespacial nos Estados Unidos e no Brasil. Mora em Houston, Texas, e em São Paulo. É possível que volte ao espaço dentro dos próximos 2 anos.

Tem grande experiência profissional como engenheiro, gerente de projetos e gestor de programas, trabalhando em vários projetos e programas internacionais de grande vulto e complexidade técnica junto à NASA, JAXA, ESA, BOEING, e diversas outras organizações e empresas de grande projeção mundial. Possui 30 anos de experiência em gerenciamento de riscos e segurança operacional.

Como Pesquisador e Professor, ministra cursos em escolas, universidades, empresas e outras instituições no Brasil e no exterior. Criou o curso de Engenharia Aeroespacial para a formação de Recursos Humanos para o Programa Espacial Brasileiro, no Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, USP. O curso aguarda aprovação da USP e do MEC para a inclusão no vestibular.

É Palestrante motivacional, Consultor Técnico e Coach Executivo e de Desenvolvimento Pessoal. Como empresário, é sócio da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras e Brand Ambassador da Integra Optics.

O Astronauta Marcos Pontes é Embaixador da ONU para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO, Embaixador Mundial da WorldSkills International, para Educação Profissional, e Embaixador, no Brasil, da FIRST Foundation, para a promoção da Ciência e Tecnologia na Educação.

Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho pela ciência, pela tecnologia e pela educação, Marcos Pontes possui inúmeras medalhas e condecorações internacionais, incluindo a denominação de um asteroide com seu nome, e o título de Herói da Rússia.

Seus hobbies são desenho, pintura, música e literatura. Possui mais de duzentos artigos e pequenos contos publicados

Autor dos livros: “É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade”, “Missão Cumprida. A História Completa da Primeira Missão Espacial Brasileira”, “O Menino do Espaço. A história do primeiro astronauta brasileiro” e “Caminhando com Gagarin”, todos publicados pela Chris McHilliard Editora.

biografia-037

biografia-042

 

astro_base